Pão Essênio de Trigo Germinado

Pão Essênio de Trigo Germinado!

Ingredientes:
1 ½ xícara de trigo germinado
Alecrim fresco picado micrinho
2 colheres de café de sal (ou a gosto)

Germine o Trigo:
Colocando de molho em água limpa de 8 a 12 horas. Lave e depois deixe escorrer, pegando ar por mais 8 a 12 horas. Observe o narizinho. Só coma se mais de 80% estiver germinado.

Preparo:
Na hora de preparar o pão as sementes devem estar bem sequinhas. De maneira que não devemos lava-la na hora de usar. Se estiverem úmidas, vale apertar num pano de prato. Daí coloque as sementes num processador pequeno, coloque as sementes germinadas e o sal. Processe até fazer uma massa homogênea. Aperte com as mãos para dar mais liga. Faça um rolinho, alisando contra uma superfície lisa e seca. Divida em pedaços iguais. Faça bolinhas. Estique com um rolo. Use uma faca para soltar do superfície. E vá esticando de um lado de outro para não colocar. Pronto! Um pãozinho tipo chapate ou árabe bem fresquinho e macio.

Dica:
se vc prefere um cracker ou se vai fazer alguma travessia que precise transportar o seu alimento sugiro que coloque no sol e deixe secar até a textura desejada. O tempo depende da intensidade do sol. Caso não tenha sol, forre um refratário ou tabuleiro com pano de prato. Acenda o forno em fogo mínimo. Deixe a porta aberta e controle o calor com as mãos para não cozinhar. De vez em sempre dê uma olhadinha pra ver se o calor está suportável. Pode levar algumas horas. Depende da textura desejada. Lembre-se de manter a porta aberta!

Temperando o pãozinho:
É sempre gostoso ter alternativas de possibilidades saborosas para a mesma receitinha. Temperar com cebola ralada, ou alho, ou temperinhos verde da sua preferência também vai bem.

Dando a liga:
sementes oleagenosas como amêndoas, girassol descascado e nozes ajudam a dar liga na massa.

Massa molhada:
Se fica peguenta a farinha de aipim desidratado é a nossa grande aliada! È sempre bom termos dela na cozinha.

Para molhar:
Quando estou com paladar bem simples, gosto de passar azeites com sal simplesmente.
Um tomatinho fresco fatiado com sal e azeite também é de comer de olhinhos fechados!
Mas as pastinhas de sementes germinadas são sempre bem vindas!
Com berinjela marinada temperada é sempre uma iguaria.

Divirta-se!

Com carinho,
Ju Malhardes
www.culinariaviva.com

Foto: Bufê de Juliana e Dolores.

Postagens mais visitadas